MISI Ministério da Educação e Ciência  
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 

 
 
 
 Contactos
voltar
   


Informação relativamente ao preenchimento do campo “Profissão”

A classificação nacional de profissões (CNP) é constituída por 5 níveis de desagregação, sendo o 5º nível aquele que contém o conjunto das profissões estabelecidas nesta classificação. Os restantes níveis (do 1º ao 4º nível) contêm classes de profissão sucessivamente mais detalhadas.

Para efeitos de exportação de dados relacionados com a população escolar, a MISI optou pelo nível 4 da CNP, constituído por 357 classes, suficiente para a realização dos estudos estatísticos pretendidos. Os programas informáticos de gestão de alunos certificados pelo Ministério da Educação possuem exactamente esta tabela de 357 classes, a utilizar para classificar a profissão do pai, da mãe e do encarregado de educação de cada aluno.

Considerando que nem sempre é fácil aos serviços administrativos das escolas associar as profissões indicadas pelo encarregado de educação a uma das possibilidades da tabela disponível no programa, a MISI decidiu disponibilizar uma tabela (em dois formatos) com a lista completa de profissões, definida na CNP – nível 5 – de modo a auxiliar no preenchimento do campo “Profissão”.

A 1ª coluna, intitulada “Profissão (Classificação Nacional de Profissões)”, inclui todas as profissões definidas na CNP.
A 2ª e 3ª colunas contêm, respectivamente, o código MISI e a profissão MISI disponíveis na tabela de profissões dos programas informáticos certificados.

A tabela deve ser utilizada da seguinte forma:

1) procurar na 1ª coluna a profissão indicada pelo encarregado de educação;
2) se encontrar, escolher no programa a “profissão MISI” indicada na 3ª coluna;
3) se não encontrar, tenha em atenção o género da palavra (por exemplo, procurar “jardineiro” e não “jardineira”), utilizar uma parte da palavra (por exemplo, procurar "embala" em vez de "embaladora"), utilizar a área de actividade (por exemplo, “construção civil” em vez de “operário de construção civil”), utilizar sinónimos ou palavras relacionadas (por exemplo, procurar “magarefe” ou “carne” em vez de “talhante”), etc.
O ficheiro seguinte inclui um conjunto de exemplos de profissões com a respectiva classificação MISI.


Com a informação aqui fornecida esperamos que seja possível resolver a maioria das situações de classificação de profissões, todavia a equipa da MISI está disponível para auxiliar neste processo. Para isso, basta enviar uma mensagem de correio electrónico para misi@misi.min-edu.pt com a lista das profissões que os serviços não conseguem de todo classificar.

Lisboa, 11 de Dezembro de 2006

 

   

 

 
  voltartopopágina inicial